A Boa Vista, empresa que aplica inteligência analítica de ponta na transformação de informações em insumos para decisões em concessão de crédito e negócios em geral, divulgou hoje seus resultados do 4º Trimestre de 2021, consolidando o primeiro resultado de um ano completo da Companhia desde a abertura de capital, em setembro de 2020.
“É com muita satisfação que anuncio o melhor ano da história da empresa, marcando recordes em receita e lucro líquidos e em nosso principal indicador de resultados e eficiência, a relação EBTIDA menos CAPEX, apesar dos fortes investimentos que fizemos ao longo do ano em inovação e aquisição de empresas que nos permitiram entrar em novos mercados”, afirma Dirceu Gardel, CEO da Boa Vista.
“Os resultados vigorosos nestes indicadores que são a base de distribuição de dividendos para nossos acionistas, mostram o acerto de nossa estratégia para cumprir os compromissos assumidos. Mostram a assertividade do nosso foco na inovação e na produção, cada vez mais rápida, customizada e eficiente de soluções analíticas para que nossos clientes tomem as melhores decisões de negócio”, prossegue Dirceu Gardel.
“Não à toa, aumentamos a nossa receita líquida com Serviços Analíticos em 25,2% no ano. Nossas aquisições também se mostraram acertadas, com a entrada em novos negócios (negociação de dívidas de consumidores, com a Acordo Certo, e antifraude transacional, com a Konduto).
No primeiro ano completo de contribuição da Acordo Certo em nossos resultados e embora a Konduto tenha participado em apenas cinco meses, estes negócios já contribuíram com R$ 36 milhões em nossa receita líquida”, conclui o CEO da Boa Vista.
O ano com os melhores resultados da história da Companhia
A receita líquida obtida em 2021 foi a maior da história da Companhia, de R$ 751,3 milhões, 19,2% superior à registrada em de 2020. No 4º Tri de 2021, houve crescimento de 20,5% sobre o mesmo período do ano anterior, atingindo R$ 207,5 milhões, marcando o terceiro trimestre com resultados recordes seguido.
Destaque para a linha de negócios de Serviços para Decisão, que no ano cresceu 22,3%, em termos de receita líquida – ascensão que foi de 23,7% no 4º Tri, em relação ao mesmo período de 2020.
Dentro dos Serviços para Decisão, teve continuidade o forte incremento das receitas com Soluções Analíticas, foco prioritário da Companhia, de 25,2% sobre o obtido no ano anterior e, considerando apenas o último trimestre do ano, de 21,9% em relação ao mesmo período de 2020.
O crescimento em Soluções Analíticas foi impulsionado, principalmente, pelos avanços da Boa Vista no desenvolvimento de algoritmos de alta performance, propiciando a ampliação de contratos com clientes da base, agregando produtos de maior complexidade analítica e incluindo informações do Cadastro Positivo.
Além disso, houve a conquista de novos clientes, em especial no setor financeiro, com bancos digitais e fintechs à frente, seguido pelo segmento de Serviços.
Contribuiu também para a evolução das Soluções Analíticas, a forte migração dos clientes que anteriormente utilizavam Relatórios de Risco para essas soluções que proporcionam maior controle da inadimplência ao mesmo tempo em que alavancam as taxas de aprovação das operações de crédito.
Não por acaso, a receita com Relatórios de Risco – que têm menor performance para os clientes e menor rentabilidade para a Boa Vista em relação às Soluções Analíticas -- caiu 7,4% no ano.
Ainda no segmento de Serviços para Decisão, as Soluções de Marketing tiveram incremento de receitas de 20,2%, em relação a 2020 (no 4º Tri, o crescimento foi de 19,2% em relação ao mesmo período do ano anterior).
Este incremento foi impulsionado pela aceleração do produto Boa Vista Bluebox, solução para prospecção e gestão de portfólio em operações de crédito, de acordo com parâmetros altamente customizáveis para as necessidades de cada cliente. Entre os segmentos que mais incrementaram o crescimento das receitas com Soluções de Marketing estão as Instituições Financeiras e Serviços.
Completam os Serviços para Decisão duas novas classificações de receitas resultantes das aquisições realizadas pela Boa Vista. Em Soluções Antifraude (anteriormente incluídas em Soluções de Marketing), o crescimento no ano foi de 185%, graças à contribuição da Konduto (incorporada apenas nos últimos cinco meses de 2021) e de seus produtos inovadores, como o Safe Banking, solução que monitora transações e que chega para atender a todas as demandas de carteiras digitais, transferências P2P e especialmente o PIX. No 4º Tri, o crescimento foi de 421,4% em relação ao mesmo período de 2020, quando a Konduto ainda não tinha sido adquirida pela Boa Vista.
Já em Serviços ao Consumidor, a receita líquida em 2021 foi 1.811,8% superior à registrada em 2020, quando apenas dez dias de resultados da Acordo Certo (adquirida em dezembro daquele ano) foram incorporados ao balanço da Boa Vista.
Contribuíram para estes resultados a adição de novos parceiros, que passaram a disponibilizar suas dívidas para renegociação na plataforma Acordo Certo, ampliando a base disponível para renegociação de dívidas de consumidores.
No segmento de Serviços para Recuperação de débitos houve um crescimento de 3% em relação a 2020, em um cenário em que a inadimplência, embora em ritmo crescente, ainda está abaixo dos níveis pré-pandemia.
No entanto, as Soluções Digitais de Recuperação tiveram um incremento em sua receita líquida de 29,8% no ano – e de 35,8% no 4º Tri, em comparação com o mesmo período do ano anterior.
Os números mostram o sucesso da estratégia da Companhia em migrar os serviços de recuperação impressos (queda de 19,2% nas receitas do ano) para os digitais, que são mais efetivos e de menor custo para os clientes e têm margem maior para a Boa Vista.
Eficiência em números
Também o EBTIDA ajustado teve crescimento expressivo em 2021 de 28,1% – e de 19% no 4º Tri em relação ao mesmo período do ano anterior. A margem EBITDA ajustada atingiu a marca de 48,6%, 3,4 pontos percentuais superior à registrada no ano anterior.
Na comparação entre 2021 e 2020, o EBITDA ajustado menos CAPEX Total cresceu 32,1%. Na comparação do 4º Tri de 2021 com o 3º Tri deste ano, o EBITDA ajustado menos CAPEX total cresceu 42,5%.
“O crescimento recorde das nossas receitas, aliado ao forte controle de custos, levou a relação EBTIDA ajustado menos CAPEX, que é o nosso principal indicador de resultados e eficiência, a este resultado tão expressivo.
Isso aconteceu mesmo com os pesados investimentos que fizemos para a nossa transformação digital, na criação e desenvolvimento do nosso Centro de Excelência em Analytics, o CEA, e para a aquisição de empresas, por exemplo. E é esta eficiência nos resultados que nos permitirá seguir avançando nos investimentos, garantindo o nosso crescimento futuro”, diz o CEO Dirceu Gardel.
Como resultado de todos esses fatores, o lucro líquido alcançou R$ 155 milhões e ascendeu em 232,1% em relação a 2020 – e 25,1% no 4º Tri, comparado ao mesmo período do ano anterior. Quando ajustado de eventos não recorrentes, o lucro líquido atingiu em 2021 R$ 188,7 milhões, 158% mais do que em 2020.
"Para 2022, vamos continuar a acelerar nosso crescimento. Utilizando o CEA, Centro de Excelência em Analytics, em conjunto com as squads de produtos, com seu capital intelectual diferenciado, estamos empenhados em trazer melhorias contínuas de performance analítica para o mercado. Assim, buscaremos incrementar ainda mais a experiencia dos nossos clientes, utilizando dessas soluções mais adaptáveis, customizáveis e rápidas”, diz Dirceu Gardel, o CEO da Boa Vista.
“Também continuaremos buscando no mercado novas possibilidades de crescimento e atuação em novos segmentos de negócios, seja por estratégias de aquisições ou de parcerias. Assim, esperamos que, com produtos cada vez mais inteligentes, analíticos, seguros e com tecnologia de ponta, auxiliemos na construção de relações de consumo mais equilibradas ao mesmo tempo em que apoiamos o crescimento da economia no Brasil", conclui Dirceu Gardel.
Veja, nas tabelas abaixo, os principais resultados da Boa Vista no 4º Tri de 2021: