Você gostaria de conhecer o score (pontuação) de crédito do seu parceiro ou saber se há compatibilidade ou semelhança entre essas pontuações? Caso a sua resposta seja afirmativa, saiba que não é o único. Em pesquisa inédita feita para o Dia dos Namorados, com mais de 1.200 consumidores de todo o Brasil, a Boa Vista SCPC constatou que 56% dos namorados demonstram interesse em conhecer o score da pessoa com quem namora. E para 73%, saber sobre o score da pessoa amada ajudaria no planejamento financeiro do casal.
A pesquisa da Boa Vista também identificou que, no geral, 60% dos entrevistados já ouviram falar em score. E entre os casados ou em união estável, o conhecimento é maior (57%) contra àqueles que namoram e são solteiros (52%). Na classe AB, o conhecimento sobre o tema é superior (79%) comparado às demais classes.
De total de entrevistados, 68% dos consumidores (namorados) concordam totalmente sobre a importância de se conhecer o score para, de posse desta informação, buscar crédito, seja ao fazer compras, seja para pedir empréstimo, seja para contratar financiamentos. Esta percepção é similar entre os já casados e aqueles que namoram, mas ainda são solteiros e não moram juntos.
Quando o assunto é situação financeira, 94% dos namorados, sejam eles casados ou não, declaram que falar abertamente sobre a situação financeira ajuda a manter um relacionamento saudável.
A sondagem da Boa Vista SCPC também identificou que 45% dos consumidores (namorados) poupam para alcançar objetivos em comum. Esse percentual aumenta para 67% entre os “namorados” casados, que moram juntos ou têm união estável – demonstrando maior preocupação com o tema. Na classe DE o percentual daqueles que não costumam poupar para alcançar objetivos comuns do casal é maior quando comparado aos das demais classes, com 59% das menções, contra 51% da classe C e 33% da classe AB.
De modo geral, a pesquisa constatou que mesmo concordando totalmente ser importante conhecer o “próprio” score para saber a capacidade de crédito (68%), e afirmando que gostariam de conhecer o score do parceiro com a intenção de melhorar o planejamento financeiro (73%), há uma percepção de que o score não é um fator determinante na escolha do pretendente ou para a manutenção do relacionamento, já que 60% não consideram, apesar de todas as afirmativas anteriores, um indicativo, na prática, de compatibilidade. Entre os namorados “solteiros” este percentual é de 61%, contra 57% dos casados.
Metodologia
A sondagem teve por objetivo investigar a conhecimento dos consumidores com relação ao score de crédito, se já consultaram, e o quanto é relevante para conseguir obter crédito ou mesmo se poderia exercer possível influência na escolha do(a) parceiro(a). A pesquisa, quantitativa, foi realizada por meio de abordagem via internet, entre 16 a 31 de maio de 2017, com um total de 1.220 respondentes. O universo é representado por consumidores que buscaram informações e orientações no site Consumidor Positivo da Boa Vista SCPC – www.consumidorpositivo.com.br.
Sobre o Score Consumidor Boa Vista
O Score Consumidor Boa Vista é um sistema de pontuação que calcula os riscos do consumidor para bancos, financeiras, varejistas, e outras instituições que concedem crédito. Ele avalia as informações do comportamento do consumidor quanto aos compromissos financeiros, tanto as que constam nos registros públicos quanto no SCPC.
A consulta é gratuita e pode ser feita 24 horas por dia, sete dias da semana, de qualquer tipo de dispositivo eletrônico (computador, smartphone ou tablet) com acesso à internet. Para obtê-lo, basta acessar o portal Consumidor Positivo no endereço http://www.consumidorpositivo.com.br/consulta-cpf-gratis/ , e se cadastrar.
O Score Consumidor Boa Vista é calculado a partir de três categorias de informações: 1) comportamento de pagamentos atual e no passado de cinco anos; 2) busca por crédito no mercado; 3) informações cadastrais. A pontuação varia de zero a mil e quanto mais próxima de mil, melhor.