Sonhar é bom e todo mundo gosta. A compra da casa própria, faculdade dos filhos, viagens, carro, computador, celular, TV de tela plana, tablets, smartphones, etc, tudo isso é possível. E para que possamos realizar nossos sonhos é importante se planejar e contar com a ajuda de quem conhece e se preocupa com o assunto.
A Boa Vista, empresa brasileira, administradora do SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito), que apoia empresas e consumidores na realização de mais de 145 milhões de negócios por mês, tem essa preocupação e por isso desenvolve uma série de iniciativas, visando incentivar a prática do controle do orçamento financeiro e estimular as pessoas a consumirem com responsabilidade, planejando e mantendo os gastos de forma compatível com o salário ou outros rendimentos.
Equilibrar o orçamento doméstico não significa apenas aprender a cortar gastos e economizar. Significa assumir o compromisso de controlar suas receitas e despesas.
Por exemplo, antes de fazer uma nova dívida, pense em quais são seus objetivos no longo prazo fazendo a si mesmo as seguintes perguntas: Quanto tempo levará para conseguir o que eu quero? O dinheiro que eu tenho me permite assumir uma nova dívida e ainda atingir este objetivo? Como posso me organizar para conseguir o que quero?
A partir das respostas, estabeleça um plano. Estipule quais são suas prioridades. Avalie quanto dinheiro será necessário para realizar seus objetivos. Calcule a quantia que você terá de poupar todo mês. Discuta com a família de que forma poderão juntar esse dinheiro todo o mês – provavelmente será economizando em alguma outra despesa - supermercado, refeições fora de casa, luz, água e gás. E pense o que terá de fazer para alcançar cada objetivo.
Em relação a poupar, não importa o tamanho do seu salário, é importante que você faça uma poupança. Reservar algum dinheiro para guardar todo mês é apenas uma questão de rotina, que exige muita força de vontade e determinação. Como tudo que parece difícil, o importante é começar, mesmo que seja com uma pequena quantia por mês. Com o tempo, você vai se acostumar a guardar um pouco de dinheiro todos os meses. E, principalmente, vai descobrir que vale a pena economizar e poupar, porque isso aproxima as pessoas da realização de sonhos como pagar os estudos dos filhos, viajar, comprar um imóvel, trocar de carro, enfim, alcançar o que sonhou.
Tão importante quanto fazer um bom planejamento é seguir o que foi planejado. A maior ameaça contra isso são as compras por impulso. O importante é ter os pés no chão e registrar sempre todas as despesas. As palavras de ordem são organização e controle do orçamento doméstico, porque com um orçamento doméstico detalhado é possível controlar as despesas e ainda fazer uma reserva para situações de emergência. Em geral, os consumidores pensam apenas no valor das prestações e quanto elas representam do salário, mas se esquecem de considerar os problemas inesperados que podem surgir, como o desemprego, a doença de alguém da família, e tantas outras situações de gastos que não estavam previstos.
O ideal é que sempre os ganhos sejam maiores que as despesas. Mas e se as despesas se tornarem maior do que a capacidade de pagamento, o que fazer? A primeira providência é justamente cortar despesas imediatamente para não cair na dependência de empréstimos, cheque especial, cartão de crédito, e outras opções que podem levar a uma situação difícil de endividamento. A segunda coisa a ser feita é procurar negociar as dívidas com as empresas credoras, assim você diminui o risco de ter seu CPF incluído no SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito) e ficar com o nome sujo.
O crédito, quando usado corretamente, ajuda a realizar sonhos. Mas, para conservar esse bom relacionamento, é necessário ficar atento a fim de manter o equilíbrio do orçamento, controlando firmemente as despesas e evitando fazer compras além do valor que se pode pagar. Para facilitar isso, a Boa Vista Serviços, entre outras iniciativas, oferece uma planilha, disponível no site da Boa Vista (acesse aqui).
Usando a planilha e seguindo estas recomendações, todo consumidor pode assumir o controle do seu orçamento doméstico e realizar seus sonhos sem precisar perder o sono.
*Dorival Dourado é Presidente e CEO da Boa Vista Serviços