A procura do consumidor por crédito caiu 3,1% em novembro de 2014, em todo o país, na comparação com o mês anterior, expurgados os efeitos sazonais, de acordo com dados da Boa Vista SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito). O indicador intensificou sua trajetória de queda tanto nos valores acumulados no ano (-7,1%), quanto nos valores acumulados nos últimos 12 meses (variando -6,7% no período que abrange dezembro de 2013 até novembro de 2014 contra os 12 meses antecedentes). Na comparação interanual (nov/14 contra nov/13) foi observada queda de 15,9%.

Considerando os segmentos que compõe o indicador (na análise mensal com ajuste sazonal), a demanda por crédito nas instituições financeiras caiu 6,5%, enquanto para o segmento não-financeiro houve leve queda, de 0,7%.

grafic1

O mercado de crédito vivenciou nos últimos meses diversos tipos de medidas que possuem como objetivo uma retomada do consumo de crédito por parte dos consumidores. Contudo, pelo próprio caráter das medidas, mais estruturais, até o presente momento os impactos foram pouco significativos. Neste sentido, a análise da Boa Vista SCPC é de que pode ocorrer alguma reversão deste cenário somente em meados de 2015, suavizando o atual aperto monetário e consequentemente gerando maiores estímulos à demanda.

Abaixo segue a tabela com o resumo dos dados.

grafic2

Metodologia

O Indicador de Demanda do Consumidor por Crédito é elaborado a partir da quantidade de consultas de CPF à base de dados da Boa Vista SCPC por empresas. As séries têm como ano base a média de 2011 = 100 e passam por ajuste sazonal para avaliação da variação mensal. A partir de janeiro de 2014, houve atualização dos fatores sazonais e reelaboração das séries dessazonalizadas, utilizando o filtro sazonal X-12 ARIMA, disponibilizado pelo US Census Bureau.

A série histórica do indicador está disponível em: http://www.boavistaservicos.com.br/economia/demanda-por-credito/