Mesmo com todo o romantismo da data, há quem não esconda o desejo de saber como se comporta financeiramente o parceiro ou a parceira. Foi o que constatou a Boa Vista, em sua Pesquisa Hábitos de Consumo para o Dia dos Namorados, com foco na vida financeira do casal. 90% dos consumidores entrevistados, considerando respondentes casados e solteiros, entendem que para se ter um relacionamento saudável, é primordial que o casal discuta abertamente sobre a situação financeira.
Realizada com cerca de 700 entrevistados, em todo o país, entre os meses de abril e maio, a pesquisa da Boa Vista identificou ainda que 65% acham importante conseguir poupar para alcançar objetivos em comum do casal. Entre os casados o percentual sobe para 69% e entre os solteiros é de 57%.
O que é o score
Quando informados do que se trata o score (pontuação que ajuda os credores na tomada de decisão de concessão de crédito), a pesquisa identificou que 58% dos consumidores acham importante conhecer o score do(a) parceiro(a) para planejar compras, empréstimos ou financiamentos. Em 2018, este mesmo levantamento constatou que 66% dos consumidores tinham essa percepção.
Ainda de acordo com a pesquisa, 41% disseram que o score pode ser um possível indicador de compatibilidade entre os casais. Para os já casados, este percentual é de 43%. E para os solteiros é de 35%.
72% dos entrevistados também responderam atribuir alta importância ao score do parceiro para as finanças do casal, sendo que o percentual aumenta para 76% entre os casados. Entre os solteiros, 65% têm essa opinião.
Score Consumidor Boa Vista
Aqueles que desejam conhecer a própria pontuação de crédito, bem como indicar a consulta do score ao parceiro(a), a Boa Vista oferece o Score Consumidor. A consulta é gratuita e pode ser feita 24 horas por dia, sete dias da semana, de qualquer tipo de dispositivo eletrônico com acesso à internet, no portal Consumidor Positivo - www.consumidorpositivo.com.br.
O Score Consumidor Boa Vista é calculado a partir de três categorias de informações: 1) comportamento de pagamentos atual e no passado de cinco anos; 2) busca por crédito no mercado; 3) informações cadastrais. A pontuação varia de zero a mil e quanto mais próxima de mil, melhor, pois é um demonstrativo que o risco de inadimplência é menor.
Metodologia
A Pesquisa Hábitos de Consumo - Dia dos Namorados, da Boa Vista, foi realizada de forma quantitativa, por meio de abordagem via Internet, entre os meses de abril e maio de 2019, com pouco mais de 700 respondentes. O universo é representado por consumidores de modo geral, incluindo aqueles que buscaram informações e orientações no portal Consumidor Positivo da Boa Vista: www.consumidorpositivo.com.br. Para leitura dos resultados é preciso considerar 3% de margem de erro e 95% de grau de confiança.