Após o final da I Guerra Mundial, como forma de incentivar a população a voltar a confiar nas instituições financeiras, foi criado o Dia Mundial da Poupança, comemorado em 31 de outubro.
Conseguir poupar algum valor por mês, por menor que seja, pode parecer difícil para muitas pessoas, principalmente com todos os compromissos financeiros, mas para ajudar você a começar a fazer esse exercício, a área de Serviços ao Consumidor da Boa Vista preparou as seguintes dicas:
1. Trace uma meta
O primeiro passo para começar a poupar é determinar o porquê de fazê-lo. O que você deseja conquistar com esta poupança e em quanto tempo? Coloque no papel qual o seu objetivo, em quanto tempo deseja atingir e qual será o montante mensal que precisará destinar para isso.
Importante: para alcançar seu objetivo é preciso ver o valor a ser poupado e se necessário adequar ao tempo.
2. Converse com a família
Convide todos da família, inclusive as crianças, para falar sobre os planos de poupar um valor mensalmente. Este momento é essencial para alinharem as expectativas e, principalmente, ajustar as expectativas.
3. Planejamento é fundamental
Coloque na ponta do lápis tudo que entra e sai, anote todas as despesas fixas e variáveis, inclusive as menores como o cafezinho pós almoço, por exemplo. Uma planilha no Excel também pode ser uma boa opção para o controle. Clique aqui e baixe um modelo.
4. É preciso poupar para poder gastar
Veja quanto dos seus rendimentos mensais consegue destinar para a poupança. Lembre-se que será necessário readequar o orçamento e deixa-lo mais enxuto, mas será por um bom motivo.
5. Se tiver dívidas, pague-as
Se estiver endividado, antes de pensar na poupança organize-se e negocie o pagamento das dívidas que, possivelmente têm juros mais altos que o rendimento da poupança. Após quitar as dívidas, dê início à poupança.
Para saber mais sobre educação financeira, como organizar o orçamento doméstico, limpar o seu nome no SCPC e até mesmo se cadastrar no Cadastro Positivo, acesse www.consumidorpositivo.com.br