No semestre o indicador acumula queda de 0,3%.
O indicador de Demanda por Crédito da Boa Vista Serviços, administradora do SCPC, cresceu 3,0% em junho quando comparado a maio, expurgados os efeitos sazonais. Já na série sem o ajuste sazonal a variação foi de -4,0% na mesma base de comparação. Na comparação entre o resultado acumulado do primeiro semestre de 2013 contra o período correspondente no ano anterior, no entanto, o indicador aponta queda de 0,3%. Nos doze meses encerrados em junho deste ano, houve elevação de 2,2% em relação aos doze meses terminados no mesmo período de 2012.
Considerando os segmentos que compõem o indicador geral, a demanda por crédito em instituições financeiras se mostrou 4,0% maior que em maio de 2013, enquanto em instituições não-financeiras o índice avançou 2,1% no mês (séries com ajuste sazonal). Já o resultado dos primeiros seis meses de 2013 contra o mesmo período em 2012 foi divergente, sendo que o financeiro subiu 1,3% enquanto o não-financeiro apresentou queda de 1,4%.
Nota Metodológica
O indicador tem abrangência nacional e é obtido a partir do número de consultas efetuadas pelas empresas a uma amostra representativa de CPFs. Os dados são classificados como oriundos de empresas do setor financeiro e não financeiro, e são corrigidos pelos devidos tratamentos estatísticos. As séries encadeadas têm como ano base a média de 2010 = 100 e passam por ajuste sazonal para avaliação da variação mensal.
Sobre a Boa Vista Serviços
A Boa Vista Serviços, administradora do Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC), é uma empresa que oferece as melhores soluções para a tomada de decisões sustentáveis de crédito e gestão de negócios, a serviço de empresas e consumidores. Sua base de dados contém mais de 350 milhões de informações comerciais sobre consumidores e empresas, e registra mais de 42 milhões de transações de negócios por dia.
A empresa coloca à disposição do brasileiro serviços que o ajudam a cuidar bem do seu nome, a prevenir-se contra fraudes e usar o crédito de forma sustentável. É a única empresa que oferece ao consumidor a consulta gratuita pela Internet (site www.consumidorpositivo.com.br) de seus débitos ou pendências financeiras registrados no banco de dados.
Está presente em todo o Brasil por meio de escritórios regionais, distribuidores, representantes e parcerias com mais de 2,2 mil entidades de classe. Inovadora e controlada por brasileiros, a Boa Vista opera o Cadastro Positivo no País e investe continuamente em tecnologia de ponta para atender à sua crescente carteira de clientes em todo o território nacional.
Boa Vista Serviços: consumidores e empresas do mesmo lado.
Atendimento ao cliente e ao cidadão: 3003-0101 (de qualquer localidade)
Você também pode acessar os indicadores da Boa Vista no endereço: