O indicador antecedente da Boa Vista de Movimento do Comércio, que acompanha o desempenho das vendas no varejo em todo território nacional, subiu 0,9% entre os meses de fevereiro e março de 2023 e encerrou o 1º trimestre deste ano 0,7% a frente dos resultados verificados no 4º trimestre de 2022 na série de dados dessazonalizados.

Na série de dados originais o indicador apontou alta de 1,1% em comparação a março do ano passado e de 0,3% em relação ao 1º trimestre de 2022. Na análise de longo prazo, medida pela variação acumulada em 12 meses, foi percebida uma aceleração do crescimento, de 1,5% para 1,7%, depois dele se acomodar entre os meses de janeiro e fevereiro.

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“O indicador de varejo começou o ano crescendo de forma tímida, como já era esperado. A aceleração do crescimento no resultado acumulado em 12 meses pode até chamar atenção, mas isso tende a ser algo pontual, tanto que nos próximos meses já devemos começar a ver uma desaceleração dessa curva. Esse ano deve ser mais um período difícil para os varejistas porque eles sentirão mais uma vez o impacto da inflação e dos juros altos sobre seus negócios. Do lado do consumidor, a taxa de desemprego voltou a subir e o crédito está mais difícil de acessar, dois fatores que também deverão pesar sobre o consumo”, diz o economista da Boa Vista, Flávio Calife.

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Metodologia

O indicador Movimento do Comércio é elaborado a partir da quantidade de consultas à base de dados da Boa Vista por empresas do setor varejista. As séries têm como base a média de 2011 = 100, e passam por ajuste sazonal para avaliação da variação mensal. A partir de janeiro de 2014, houve atualização dos fatores sazonais e reelaboração das séries dessazonalizadas, utilizando o filtro sazonal X-12 ARIMA, disponibilizado pelo US Census Bureau.