Com a incorporação de novas tecnologias como interfaces de relacionamento entre empresas e consumidores e o advento do big data como diferencial competitivo, contratar profissionais capazes de analisar e interpretar grandes fluxos de dados tornou-se algo fundamental para que organizações consigam entender seus clientes e aumentar suas vendas.
Como se trata de um campo novo de atuação, fica cada vez mais evidente a dificuldade de encontrar talentos para atuarem na área de analytics.
A princípio, a Boa Vista busca solucionar esse gargalo e qualificar profissionais para que a apoiem neste desafio. A companhia tem apostado em iniciativas como a aproximação com universidades e o estabelecimento de programas de qualificação profissional. Tudo para compor o time que atuará em seu Centro de Excelência em Analytics (CEA).
Assim, o CEA foi criado para impulsionar o desenvolvimento e elevar a qualidade de produtos inovadores. Um exemplo são softwares que utilizam dados e tecnologia de ponta para transformar dados em soluções inteligentes para seus clientes. O CEA da Boa Vista conta hoje com um time de cerca de 100 profissionais.
Desafio
Enfim, a contratação de profissionais para atuação no CEA foi um desafio para o qual a companhia precisou criar alternativas, como a parceria com universidades. Estes profissionais são estatísticos, matemáticos, engenheiros de dados, dentre outros.
“Ao direcionarmos o nosso foco para a inteligência analítica, rapidamente identificamos um gargalo no mercado, com a falta de profissionais especializados para atuar na área. A solução que encontramos foi a de desenvolver talentos dentro de casa e de maneira contínua e permanente.
Principalmente por meio de parcerias com universidades e oferta de bolsas de estudo, um benefício inovador e muito atraente. Isso porque com apenas três meses trabalhando na Boa Vista, os colaboradores podem se candidatar para uma das bolsas que oferecemos. Assim buscamos capacitá-los para que ajudem na missão da empresa”, afirma Helen Menezes, diretora de People da Boa Vista.
Parceria com universidade Unicamp
Por isso, a companhia firmou uma parceria com a Universidade de Campinas (Unicamp) que prevê a frequência, pelos profissionais do CEA, em cursos de mestrado. Um programa feito sob medida para a Boa Vista.
Para 2021, foram aberas 70 vagas com bolsas de estudo. 35 para cursos latu sensu (pós-graduação) e outras 35 para strictu sensu (mestrado e doutorado). Outras parcerias e oportunidades semelhantes estão sendo articuladas e quando firmadas também serão comunicadas.
Além disso, os profissionais do CEA desenvolverão pesquisas destinadas a apoiar os clientes na análise de mercados. Também vão criar soluções que ajudem a aperfeiçoar as suas estratégias em todo o ciclo de negócio. Por fim, serão estimulados a desenvolver artigos acadêmicos para publicação em veículos especializados.
Carência no mercado
“Há uma escassez de profissionais qualificados para atuar em analytics, e a parceria com universidades é uma maneira de superarmos esse fator. Criamos, no CEA, uma estrutura chamada ‘Academia Analítica’.
Ela é focada na construção de programas de qualificação. Sempre em convênio com as melhores instituições de ensino, e de forma ‘taylor made’ para mestrados, doutorados e programas latu senso. Todos exclusivos para a Boa Vista.
Com isso, buscamos formar um pool de centros de pesquisa em estreita colaboração conosco”, explica Elmer Dotti, diretor de analytics da Boa Vista e responsável pelo CEA.
Por fim, programas de qualificação de profissionais oferecidos pela Boa Vista também fazem parte dos esforços da companhia. O intuito é manter os colaboradores em constante evolução, o que envolve diferentes áreas da empresa, além de gerar capacitação e também reforçar a cultura digital no ambiente de trabalho.