Os pedidos de falência aumentaram 8,3% em abril de 2014 em relação a março de acordo com dados nacionais da Boa Vista SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito). Na comparação com o ano anterior, houve queda de 18,2%, acumulando recuo de 5,7% no ano, na comparação contra o mesmo período de 2013.

As falências decretadas, por sua vez, aumentaram 4,6% no acumulado de 2014 em comparação ao mesmo período de 2013, apresentando uma desaceleração no crescimento. Na comparação com abril de 2013, a diminuição foi de 41,2%, enquanto que em relação ao mês anterior o recuo foi de 19,4%.

Os pedidos de recuperação judicial cresceram 4,5% no acumulado do ano, e as recuperações judiciais deferidas diminuíram 9,1% na mesma base de comparação. A tabela 1 resume os dados.

tabela-falencias

Os pedidos de falência continuam apresentando números menores quando comparados ao mesmo período do ano anterior. Podemos observar também desaceleração no crescimento das falências decretadas e dos pedidos de recuperações judiciais. Apesar do recuo no ano, com o cenário econômico incerto em 2014, os pedidos de falência dificilmente se manterão menores do que os de 2013.

Metodologia

O indicador de falências e recuperações judiciais é construído com base na apuração de dados mensais de ocorrências (requerimentos e decretações) registrados na base de dados da Boa Vista Serviços, oriundas dos fóruns, varas de falências e dos Diários Oficiais e de Justiça dos estados.