Em janeiro de 2014, o número de cheques devolvidos (segunda devolução por falta de fundos) como proporção do total de cheques movimentados[1] atingiu 2,07%, ante 1,98% em janeiro de 2013, apresentando o maior percentual para o mês de janeiro desde 2009, de acordo com apuração feita pela Boa Vista Serviços, administradora do SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito). Após uma queda em dezembro (de 1,97% para 1,87%), o indicador voltou a subir. O gráfico 1 mostra a evolução recente dos dados citados.
Número de cheques devolvidos
Dados da Boa Vista Serviços mostram que em janeiro de 2014, contra o mesmo período de 2013, o volume de cheques devolvidos (segunda devolução) recuou 7,2%, enquanto o de cheques movimentados diminuiu 11,7%. Separando os cheques devolvidos de pessoas físicas e jurídicas, no mesmo período, observamos que a devolução foi 9,7% menor para as pessoas físicas e 2,6% menor para as pessoas jurídicas.
O número de cheques devolvidos aumentou 0,4% na comparação mensal. Por outro lado, observamos queda dos cheques movimentados (-8,9%), o que contribuiu para a alta do índice. A Tabela 1 resume os dados.
Metodologia
O indicador de cheques devolvidos é a proporção de cheques devolvidos (2ª devolução por insuficiência de fundos) e o total de cheques movimentados, que é o total de cheques compensados mais os devolvidos.
[1] Desde maio de 2012 a Boa Vista passou a utilizar como base para o cálculo da proporção de cheques devolvidos o total de cheques movimentados e não mais o total de cheques compensados. Consideramos o total de cheques movimentados a soma do total dos cheques devolvidos (2ª devolução por insuficiência de fundos) com o total dos cheques compensados em um determinado período.