Em sua pesquisa sobre Hábitos de Consumo na Páscoa, a Boa Vista SCPC identificou que a maioria (57%) dos consumidores levará em conta “preço e ofertas” ao comprar os presentes para esta data. Outros 35% considerarão a “qualidade do produto” e 8% vão comprar levando em conta “lançamentos e novidades”, o “formato” e a “embalagem”. A pesquisa da Boa Vista foi feita com mais de 1.700 respondentes, em todo o Brasil, entre 6 de fevereiro e 14 de março, por meio de questionário eletrônico, e buscou conhecer o comportamento do consumidor para o feriado santo, comemorado no próximo domingo, dia 1º de abril.
Fonte: Boa Vista SCPC
Segundo a pesquisa, mesmo motivados por “preços e ofertas”, 54% dos respondentes disseram preferir ganhar Ovos de Páscoa. Outros 20% bombons ou caixas de bombons, 13% itens diversos (também relacionados à Páscoa), 10% barras de chocolate e 3% colombas pascais.
A pesquisa identificou ainda que 1/3 dos consumidores pretende gastar mais nessa Páscoa em relação a 2017. 43% pretendem “manter o mesmo padrão de despesas” e 26% “gastar menos”. Percentuais bem próximos aos da Páscoa passada.
49% dos respondentes disseram que irão gastar entre R$ 50 e R$ 200 com as compras de Páscoa. Outros 43% que vão gastar até R$ 50. E 8% mais de R$ 200. Já o valor médio, considerando todas as faixas de valor, será de R$ 94, o mesmo de 2017.
83% pagarão as compras de Páscoa à vista. 55% utilizarão dinheiro. 31% débito. 13% cartão de crédito (parcela única) e 1% carnê/boleto. Ainda de acordo com os respondentes, 17% pagarão de forma parcelada as compras de Páscoa e destes, 87% farão por meio do cartão de crédito. Outros 12% usarão carnê/boleto e 1% cheque pré-datado.
Ainda de acordo com a pesquisa, as comemorações de Páscoa são responsáveis por gerar despesas extras no supermercado, como a compra do chocolate ou bacalhau, peixes em geral, colomba, entre outros. A imagem tem o detalhamento.
Fonte: Boa Vista SCPC
Metodologia
A Pesquisa Hábitos de Consumo Páscoa 2018 teve como objetivo identificar os hábitos de compras dos consumidores, suas preferências para diferentes tipos de produtos, os motivos que influenciaram a decisão de compra, o valor médio pretendido para gastar e meios de pagamentos a serem usados para efetuar as compras. A pesquisa é quantitativa, e foi realizada por meio de link via internet entre os dias 6 de fevereiro a 14 de março de 2018. O universo é representado por consumidores que buscaram informações no portal Consumidor Positivo da Boa Vista – www.consumidorpositivo.com.br e também consumidores do mercado. A amostra é representativa e equivale a 1.758 respondentes. Para leitura geral dos resultados, deve-se considerar 95% de grau de confiança e margem de erro de 2,3%, para mais ou para menos.