O Indicador de Risco de Crédito que revela o risco dos consumidores brasileiros, que buscaram crédito nos últimos 12 meses, de se tornarem inadimplentes subiu 0,3%, no segundo trimestre de 2015, em comparação com o mesmo período de 2014, passando de 97,2 pontos para 97,5, de acordo com dados da Boa Vista SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito).

O Indicador de Risco de Crédito do Consumidor é baseado em modelos estatísticos e avalia o risco mediano de uma amostra de consumidores que buscaram crédito no mercado nos últimos 12 meses.

Na comparação com o trimestre anterior (2º trimestre/15 contra o 1º trimestre/15), o indicador recuou 0,6%, após decréscimo de 0,6 ponto no índice.

A Boa Vista SCPC também observa a aderência do Indicador de Risco de Crédito com a taxa de inadimplência divulgada pelo Banco Central, que historicamente antecipa o indicador oficial em 2 a 3 trimestres.

risco1

O indicador pode ser utilizado como antecedente da inadimplência[1] dos consumidores brasileiros medida pelo Banco Central. O indicador iniciou uma trajetória de queda no segundo trimestre de 2012, antecipando o recuo observado do indicador do Banco Central, a partir do quarto trimestre de 2012. De acordo com os últimos dados, o Indicador de Risco de Crédito começou a sugerir que a taxa de inadimplência do Banco Central, em 2015, ficará um pouco acima da registrada em 2014.


[1] Inadimplência de recursos livres acima de 90 dias para pessoas físicas medida pelo Banco Central.