O envio à Receita Federal dos dados da Escrituração Contábil Digital (ECD), como também é conhecido o Sped, deve ser feito com assinatura digital
Todas as empresas que utilizam o Sistema de Lucro Real, da Receita Federal, têm até o dia 28 de junho para fazer a entrega do Sped Contábil, também chamado de Escrituração Contábil Digital (ECD), referente ao ano base 2012. A Boa Vista, fornecedora de certificados digitais, lembra que a transmissão das informações em versão eletrônica dos livros de escrituração mercantil anual requer o uso de certificado digital e-CPF A3 válido.
A entrega do Sped Contábil no prazo indicado é uma determinação da Receita Federal às empresas optantes pela tributação com base no Sistema de Lucro Real. As sociedades simples e as microempresas e empresas de pequeno porte optantes pelo Simples Nacional estão dispensadas desta obrigação.
Conforme Instrução Normativa DNRC no 107/08, o Livro Digital deve ser assinado somente com certificados digitais e-CPF do tipo A3, padrão Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP-Brasil). Para este procedimento podem ser indicados, no mínimo, dois signatários: a pessoa física que, segundo os documentos arquivados na Junta Comercial, tiver poderes para a prática de tal ato e o contabilista.
Não há um número limite de signatários. Mas é preciso atenção, já que o Programa Validador e Assinador (PVA) do Sped Contábil não aceita procuração eletrônica e só permite que o contabilista assine após todos os representantes da empresa listados no registro J930. Por isso, caso todos os signatários já possuam e-CPFs, para evitar surpresas, a Boa Vista Serviços alerta para o prazo de expiração do documento – em média 3 anos – e recomenda verificar a validade de cada certificado digital para conferir se há necessidade de renová-los antes da entrega da ECD.
De acordo com Dorival Dourado, presidente da Boa Vista Serviços, o certificado digital é um documento eletrônico que identifica seguramente pessoas ou empresas no mundo virtual, por isso a sua necessidade no ato da entrega do Sped Contábil. “O certificado digital tem validade jurídica, oferece identificação segura na troca virtual de documentos, mensagens e dados. O seu uso proporciona vantagens como redução de custos, autenticidade e máxima segurança na comunicação eletrônica”, completa.
A aquisição de um certificado digital é simples e rápida e pode ser feita por meio do website www.boavistaservicos.com.br/certificadodigital ou pelo telefone 0800-701 78 87. Para as empresas e contadores que ainda não possuem certificado digital, a Boa Vista disponibiliza 16 pontos de atendimento na capital paulista e soma no estado de São Paulo cerca de 100 endereços, além de novos pontos de atendimento em Belo Horizonte, Blumenau, Recife e Fortaleza. Encontre o mais próximo no website www.boavistaservicos.com.br/certificadodigital.