Dados da Boa Vista, com abrangência nacional, mostram que, em 2019, as vendas do comércio para o Dia dos Namorados cresceram 1,4% em relação a 2018.
Assim como o Dia das Mães, a data reforçou o cenário de vendas fracas no varejo, uma vez que apresentou crescimento inferior aos 2,2% do ano anterior e ficou um pouco abaixo das expectativas.
Segundo a Boa Vista, o crescimento menor no Dia dos Namorados pode ser explicado pelo alto nível de desocupação e subutilização da mão de obra e pela recente queda da confiança, que estão segurando o ritmo de expansão das vendas do varejo.
Ainda sem indícios de recuperação consistente do emprego, da renda e da confiança, o cenário aponta para vendas fracas nas datas comemorativas do 2º semestre, mesmo diante de um ambiente ainda favorável no mercado de crédito, com taxas de juros e inadimplência em patamares historicamente baixos.
Metodologia
O cálculo do volume de vendas para esta data foi baseado em uma amostra das consultas realizadas no banco de dados da Boa Vista, o SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito), com abrangência nacional. Para esta data foram consideradas as consultas realizadas no período de 1º a 12 de junho de 2019, comparadas às consultas realizadas entre 1º a 12 de junho de 2018.