Conhecer o público alvo é fundamental para qualquer negócio prosperar. Só assim, você poderá elaborar estratégias concretas e direcionar as ações para atrair os melhores clientes. Entretanto, a tarefa não é nada fácil. Ainda mais em um mercado que, anualmente, se apresenta cada vez mais disputado.
Neste artigo, mostraremos algumas estratégias para você identificar seu público, gerar mais leads de qualidade e aumentar as vendas. Continue a leitura e saiba mais.
Como identificar meu público-alvo?
Para encontrar os melhores clientes, o primeiro passo é conhecer seu público-alvo. Trata-se de um grupo de pessoas que tem potencial para ser consumidor dos serviços e produtos apresentados pelas empresas. Portanto, quanto mais informações sobre essas pessoas, mais assertivas serão as campanhas para prospectar clientes ativos.
Para saber quem é o seu público-alvo, é preciso analisar e estudar algumas coisas como, por exemplo, hábitos de consumo, comportamento, faixa etária, dados demográficos e outros fatores que você considera relevantes para essa pesquisa. Sempre procure estabelecer padrões.
Ressaltando que é sempre muito importante checar se as informações são todas verdadeiras, pois assim fica muito mais fácil de encontrar essas pessoas.
Com todas essas análises feitas de forma eficaz, é possível traçar o perfil dos melhores clientes para a sua marca. Dessa maneira, fica muito mais fácil de criar planos mais estratégicos e focados.
Diferenças entre Público-alvo e Persona
Como analisamos, conhecer o público alvo é fundamental para a elaboração de ações mais assertivas. Porém, a criação de uma persona traz mais confiança para essas estratégias. Seria como uma espécie de guia. Portanto, há algumas diferenças entre as duas análises que muitas vezes podem confundir.
O público-alvo é caracterizado por pessoas com um perfil de características semelhantes. Já a persona significa o cliente ideal para adquirir o produto ou serviço. Por isso que para a elaboração da persona é levado em conta características mais profundas como hobbies, renda, motivações, frustrações, desejos, as mídias que consomem , como é o cotidiano e por aí vai.
Como prospectar novos clientes?
Não basta conhecer a fundo seu público, para prospectar novos clientes você precisa ir além. Veja algumas outras dicas para atrair novos consumidores.
Conheça bem sua marca
Conhecer profundamente seus produtos. Saber tudo sobre a sua marca, sua evolução, é essencial para um bom discurso de vendas. Por isso, se precisar, revise todo o seu material e até mesmo treinamentos.
Com o passar do tempo, alguns detalhes podem acabar caindo no esquecimento. Até porque, de nada vai adiantar entender o comportamento de seu cliente e suas necessidades , se você não sabe colocar todos os benefícios de sua marca.
Esteja nos meios digitais
Hoje em dia, a empresa que não está presente no digital sai muito atrás da concorrência. As plataformas digitais são minas de possíveis novos clientes, na medida em que estudos já revelaram que muitas pessoas encontram as marcas por meio de mídias sociais.
Então, invista em conteúdos criativos e relevantes nessas redes, além de proporcionar um atendimento de qualidade. Outra boa opção é enviar newsletter objetiva sobre seus produtos para sua base de clientes.
Conheça a concorrência
Olhar amplamente o mercado é fundamental para criar estratégias assertivas e entender melhor o diferencial de sua marca perante a concorrência. Mostrar para seu cliente os motivos que ele deve consumir os seus produtos e não os das outras empresas. Além disso, essa análise permite enxergar quais as soluções que os clientes estão buscando.
Crie um relacionamento de qualidade com seus contatos
Essa, talvez, seja a principal dica para a prospecção de novos clientes. Seja em loja física ou em rede social, sempre forneça um atendimento humanizado e personalizado. Cada lead que você entra em contato, possui particularidades em suas demandas.
Além, é claro, que qualquer cliente valoriza muito um atendimento de qualidade, fazendo com que ele se sinta valorizado e tenha uma experiência diferenciada. É uma prática fundamental para possíveis fidelizações.
Como gerar leads e aumentar as vendas?
Para contextualizar, lead são pessoas que demonstraram algum tipo de interesse em seus produtos ou serviços e deixaram o contato com identificação como, nome, telefone, e-mail e etc.Essas informações ficam no banco de dados da empresa.
Mas preste atenção: captar novos leads não significa que você irá aumentar sua receita automaticamente. Significa que você irá atrair potenciais clientes que podem aumentar suas vendas de maneira significativa , através do desejo de compra pelos seus produtos, se tornando leads qualificados. Ou seja, aqueles que realmente têm chances de serem clientes assíduos.
E claro que para atrair essas pessoas, é necessário ter estratégia. Por isso, também separamos algumas dicas para você gerar e qualificar esses leads.
Utilize as redes sociais
Falamos anteriormente que o relacionamento com o cliente no digital é muito importante para atrair consumidores, porém as redes sociais não servem apenas para estabelecer uma relação entre marca e cliente.
A partir de um planejamento estratégico bem feito, é possível gerar leads pelas redes sociais. Claro que para isso, é essencial saber o seu público-alvo e ,então, definir em quais plataformas desenvolver as ações.
Os cupons de desconto
A utilização de Cupons de desconto é muito utilizada em lojas virtuais e pode trazer bastante sucesso aos negócios. Essas ofertas podem ajudar a gerar uma base robusta de leads.
Produção de conteúdo em blogs
A produção de conteúdos e os informativos também possuem papel importante na captação de leads. Os conteúdos têm o poder de engajar e direcionar o público a se tornarem leads. Muitas vezes, esses conteúdos são o primeiro contato dos clientes com a marca. Por isso que conteúdos atrativos em blogs são fundamentais.
Produza e-books
Nos e-books costumam ser apresentados materiais mais aprofundados sobre a marca. Dessa forma, acaba gerando credibilidade e agregando valor. Outro fato importante, é que normalmente os e-books são disponibilizados a partir do preenchimento de cadastro em uma landing page
Invista em Landing pages
Falando landing pages, elas são outra forma eficaz de gerar leads. São chamadas de páginas de captura com uma estrutura bem simples. De modo geral, contém uma chamada principal, a descrição do material oferecido , os campos de preenchimento do formulário e Call To Action, que é um botão de ação para enviar as informações
Como recuperar clientes inativos?
É absolutamente natural que na carteira de clientes, muitos deles estejam inativos. É evidente que recuperá-los é vantajoso para o negócio. Mas antes de analisarmos algumas estratégias para isso, é preciso compreender que as empresas precisam ter algum software de CRM, para justamente classificar o cliente inativo.
Por exemplo: os clientes que não compram mais há 100 dias passam automaticamente para o status de inativos. Dessa maneira, a organização e a visualização ficam bem mais simples facilitando o trabalho.
Dito isso, vamos a algumas dicas para que você possa recuperar os clientes que estão inativos.
Entenda os motivos pelos quais o cliente está inativo
Há diversos motivos para que o cliente esteja inativo. A estratégia de recuperação parte desse entendimento. Veja qual o contato que essa pessoa mais utiliza. Faça uma abordagem e procure compreender os fatores do afastamento para corrigir esses possíveis problemas e ter a oportunidade de trazer esse cliente de volta.
Sempre busque feedback
Muitas vezes não é agradável receber alguns tipos de feedbacks, porém são necessários para solucionar alguns problemas e, assim, ajudar na construção de um melhor relacionamento com os clientes.
Contate os clientes inativos e pergunte a opinião deles sobre a empresa. Pode ser por meio de questionários com marcação de respostas. Os feedbacks vão medir o nível de satisfação dos consumidores e podem ser um guia para ações de recuperação de clientes.
Defina metas de reativação de clientes
A definição de metas é muito importante e mais precisa, pois traz um direcionamento. As metas podem incluir muitas coisas, desde que estejam de acordo com o planejamento estipulado pela empresa.
Pode ser reativar um número específico de clientes ou estipular um número de vendas para clientes inativos, por exemplo. No entanto, é preciso sempre definir quais são as metas prioritárias.
Trabalho Pós-venda para quem foi reativado
Depois de recuperar aquele cliente que estava inativo, é a hora de realizar uma nova venda para essa pessoa. Porém, esse atendimento não pode parar assim que o cliente adquirir o produto. Há grandes chances dele se tornar inativo mais uma vez.
É necessário investir no pós-venda , para mostrar que esse cliente é importante para a empresa e não apenas porque ele comprou de novo. O pós-venda mantém o cliente próximo e engajado com a marca.
Gostou do conteúdo? Agora coloque em prática as nossas dicas para atrair os melhores clientes para a sua empresa e aumente suas vendas.