As atividades do comércio e da prestação de serviços são fontes de renda que fazem parte do cotidiano das pessoas. Se você está pensando em abrir seu próprio negócio neste setor, confira agora tudo o que é preciso saber antes de começar a vender.
O que preciso saber para começar a vender?
Antes de tudo, planejamento! Entrar no mundo do empreendedorismo requer passos iniciais bem organizados para não ocorrer perdas financeiras durante seus investimentos.
Conheça seu público-alvo
Já sabe quais produtos ou serviços quer começar a vender? Agora, defina seu público.
Onde estão as pessoas que consomem esse tipo de produto ou serviço, preferindo lojas físicas ou online? Onde elas se informam sobre esses materiais? Qual formato de pagamento elas utilizam mais? Conhecer os consumidores de produtos e serviços semelhantes ao que você quer vender é importantíssimo para construir planos de ação e alcançar os melhores resultados de venda.
Estude a concorrência
Conhecer a concorrência também é crucial antes de aplicar seus recursos no mundo do comércio.
Pesquise sobre os concorrentes que trabalham no mesmo setor de vendas que você quer desenvolver. Isso pode auxiliar na compreensão de suas ações estratégicas de venda e das reações diante de crises e oportunidades.
Faça as contas
Elabore planos de investimentos em que contribuam para a construção do preço dos seus produtos, a partir dos gastos com material, tempo investido e o valor da sua hora, fora os custos adicionais de manter o negócio. E especule as margens de lucro.
Conversar com profissionais da área de finanças pode ser a solução perfeita para a aprendizagem de gestão de contas.
Apresente o seu diferencial
Por que as pessoas deveriam comprar da sua loja e não da concorrência? Descubra como atrair clientes para a sua empresa a partir da apresentação de vantagens únicas ligadas aos seus negócios.
Seja através de campanhas, promoções ou matérias primas específicas, aposte em novidades que sejam a cara da sua marca.
Abra a sua empresa
Para abrir uma empresa você precisa seguir alguns passos, como:
Definir seu modelo de negócios e o nome da empresa;
contratar um Contador de confiança; escolher o tipo de empresa para abrir (MEI, ME, EPP, Médio ou Grande porte);
optar pelo Regime jurídico da empresa (EI, EIRELI ou LTDA);
configurar as atividades para exercer (CNAEs);
saber o regime tributário que fará parte (Simples Nacional, Lucro Presumido ou Lucro Real);
elaborar o Contrato Social com a participação dos sócios;
separar os documentos necessários para efetuar registros na Junta Comercial e fazer a Inscrição Estadual.
Se quiser saber mais informações sobre abertura de empresa, leia também (texto já construído sobre o assunto).
Esteja presente na internet
O consumidor brasileiro está cada vez mais presente no mundo virtual e para sua experiência de compra, tem exigido praticidade, rapidez e conforto.
Portanto, a conexão com os clientes através de sites e redes sociais pode proporcionar o conhecimento e a divulgação da sua marca e aproximação dos seus produtos e serviços com os clientes antigos e os potenciais clientes.
Além de permitir contato direto e prático à distância para novas vendas, se for de seu interesse.
Ouça a opinião dos clientes e dos funcionários
Conversar com os clientes e avaliar a satisfação deles e dos seus funcionários durante as etapas de vendas podem contribuir para identificação de pontos que podem melhorar em seu negócio e ampliar seus lucros.
Crie uma linha de produtos que faça sentido
Depois que você já começou a vender, através de um produto ou um serviço que serviu como carro-chefe dos seus negócios, crie uma linha de produtos que faça sentido para os seus clientes e procure saber se ela cabe no planejamento, no bolso e na sua estrutura.
Mas atenção! Do mesmo jeito que uma linha de produto pode ampliar as suas vendas, essa ação também pode se tornar um “tiro no pé”. Nunca misture diversos produtos e serviços sem uma organização.
Como vender algo para um cliente?
Agora que você já sabe o que fazer antes de começar a vender, descubra como iniciar as suas abordagens com seus clientes.
Conheça o seu produto, a sua empresa e o seu cliente
Você começou a leitura desse texto porque quer saber Como iniciar uma conversa para vender um produto? E como persuadir o potencial cliente para a efetivação da venda, mas não sabe o que falar?
Apresente o seu produto! Descubra quem é o seu cliente (do que ele gosta, o que seus gostos têm em comum com os produtos da sua empresa). E faça o consumidor se sentir à vontade em sua loja (proporcione um ambiente agradável, que gere experiências de conforto e satisfação).
Durante o atendimento é importante pensar em estratégias que informem, por exemplo, quem é a empresa, como o produto/serviço irá ajudar ao consumidor, o que outras pessoas falaram sobre a sua marca, quais são as condições de pagamento e as formas de entrega.
Sua conduta também é essencial. Ajude o cliente a entender o que ele precisa, estabeleça uma relação de confiança, nunca o subestime, seja educado, carismático e criativo. Tenha uma loja organizada e defenda o que faz.
Estas informações e experiências geram segurança na hora de comprar e potencializam a decisão do consumidor. E ainda servem também para o progresso da sua empresa ao auxiliarem na criação qualificada de campanhas, promoções e divulgações dos seus negócios.
E se as suas vendas acontecem através do mundo virtual, é importante investir no Marketing Digital, desenvolvendo diferentes técnicas de captação, abordagem, finalização de vendas e fidelização de clientes.
Bônus: Como ganhar dinheiro vendendo coisas simples?
Se a sua ideia é começar vendendo coisas simples para conseguir uma renda, descubra algumas alternativas possíveis:
A venda de materiais como bijuterias, roupas e até materiais usados é uma opção para quem quer facilidade ao iniciar no campo das vendas e não quer abrir uma estrutura física comercial.
Sem prazos de validade definidos, você pode ofertá-los através de um bazar em casa ou por sites e redes sociais pela internet.
Mas se você quiser investir em algo específico e criativo com a sua cara, uma opção é a confecção de coisas como canecas e camisetas com mensagens e artes. Para isso, existem máquinas desenvolvidas para a realização desse trabalho.
Outras coisas que vendem muito no dia a dia são as comidas caseiras. Brigadeiros, marmitas, salgadinhos e picolés são produtos que não precisam de lugar físico para serem vendidos.
Vendas rápidas nas ruas são eficientes e você também pode oferecer a opção de encomendas.
Sabonetes, perfumes e outros produtos de beleza caseiros também são fonte de vendas simples que se aplicam no cenário do consumo diário.
Mas se o que você procura são produtos simples que não dependem necessariamente da compra de matérias primas físicas, há o cenário dos infoprodutos. Suas vendas acontecem pela internet, no mercado digital.
Por isso, tenha um bom computador e invista em plataformas online para venda de ebooks, aplicativos, cursos completos, álbum de fotos e construção de vídeos.
Você pode ser o autor desses produtos ou realizar parcerias com empresários que os constróem.
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Gostou do conteúdo? Quer mais informações sobre como vender? Leia também nosso texto sobre como ampliar suas vendas online.