Reproduzir um modelo de negócio já existente é possível, não há qualquer impeditivo de se basear em uma startup internacional de sucesso, por exemplo. Ideias não são passíveis de proteção legal de propriedade intelectual, porém, o empresário deve estar ciente de que não poderá seguir o mesmo design do site ou produto, as tecnologias criadas pela startup original, sem contar a marca.

É interessante observar que copiar, nesse caso, não é proibido, mas eticamente o mercado não gosta de empresas que se apropriam das invenções de outras. O procedimento pode criar uma imagem ruim da sua empresa perante os clientes, parceiros e investidores além de gerar dúvidas sobre sua capacidade própria de inovação.

Utilizar casos bem sucedidos como inspiração é interessante se você conseguir inovar a partir do modelo já existente, aprender com os acertos e principalmente com os erros dos pioneiros demonstrará seu potencial de gerar diferenciação.

Um exemplo deste tipo de inovação foi o iPod da Apple, criado depois que já existiam muitos players de música em formato MP3, tendo inovado pela facilidade de utilização e aquisição de forma legal pelo iTunes. Por fim, cabe lembrar que simplesmente copiar um modelo já bem sucedido não é garantia de sucesso. O que fará a diferença é a qualidade da sua execução.

Fonte: Exame.com