A retenção de clientes sempre foi algo fundamental para o crescimento das empresas, mas com o mercado cada vez mais competitivo e consumidores exigentes, essa prática se tornou questão de sobrevivência para qualquer empreendimento.
Conforme uma recente pesquisa realizada pela Harvard School, organizações que conseguiram fazer a taxa de retenção de clientes subir em pelo menos 5% tiveram uma margem de lucro entre 25% a 95%.
Entretanto, é preciso elaborar um plano estratégico consistente para reter cada vez mais clientes. Até porque, de nada adianta conseguir novos clientes se muitos que consumiram seus produtos ou serviços não comprarão mais.
Sem dívidas não é uma tarefa fácil. Pensando nisso, elaboramos esse artigo com algumas estratégias para te ajudar na retenção de clientes e , por consequência, aumentar as possibilidades de vendas.Continue a leitura e saiba mais.
O conceito de retenção de cliente
Por mais que pareça óbvio, muitas vezes o termo retenção de clientes pode causar um pouco de confusão. Reter clientes é manter essas pessoas adquirindo seus produtos e serviços. Em outras palavras, significa não perder esses consumidores.
A técnica é fundamental para agregar credibilidade, valor a marca e engajamento. Fatores que acabam gerando impacto na melhora do faturamento da empresa.
Diferenças entre retenção de clientes e fidelização
Primeiro é importante ter em mente que uma prática depende da outra para atingir o resultado desejado. Entretanto, existem algumas diferenças entre elas, embora façam parte do mesmo escopo de planejamento estratégico.
Como citamos anteriormente, a retenção de clientes é a capacidade da empresa de manter os consumidores comprando seus produtos e não optar pelos da concorrência.
Já a fidelização vai além da compra. Isso porque os clientes adquirem seus produtos ou serviços de maneira regular e ainda fazem uma espécie de marketing positivo da marca para outras pessoas.
Benefícios da retenção de clientes
Não é à toa que as empresas dedicam boa parte do tempo em montar estratégias para reter cada vez mais clientes. Uma retenção de clientes bem feita pode proporcionar muitas vantagens às organizações. Aqui listamos algumas delas:
Propaganda feita pelos próprios clientes
O chamado boca a boca ainda é umas das formas mais eficazes de alguém ficar sabendo de algo por outra pessoa. Clientes que estabeleceram uma boa conexão com a marca e tiveram experiências boas, contaram isso aos conhecidos. Isso sem contar nas redes sociais , que hoje em dia, não há lugar melhor para ver a avaliação das empresas.
Economia no custo de vendas
De acordo com muitos estudiosos do empreendedorismo, conquistar novos clientes é mais caro do que manter aqueles que já têm. O custo para concretizar a mesma venda para um cliente novo é bem mais alto do que para um antigo. Ou seja: quanto mais a retenção de clientes for eficaz, menos será o gasto.
Ajuda no aumento da fidelidade dos clientes
Conforme dito nesse artigo, a retenção e a fidelização andam juntas. Para ter a fidelidade dos clientes, é necessário que haja retenção. Conseguir manter clientes fiéis ajuda no enfrentamento da concorrência e também na divulgação da marca.
Contribuição dos clientes para melhorias
No fim, a retenção de clientes faz com que esses se tornem fiéis à marca. E esse tipo de consumidor é engajado e sempre quer que a empresa esteja cada vez melhor no atendimento. A partir disso, acabam contribuindo com sugestões que agradam a eles e aos demais clientes. Por isso é importante ter canais eficientes de comunicação e fazer com que as ideias dos clientes cheguem aos setores responsáveis.
Como fazer a retenção de clientes?
A base de tudo, se formos fazer uma análise rápida, é ter uma carteira de clientes robusta e bem administrada. Uma carteira de clientes gerenciada com eficiência e expandida é fundamental para a retenção e fidelização de clientes. Dentre os consumidores ativos e inativos, é possível segmentar promoções e aumentar o faturamento, por exemplo.
Mas para nutrir a carteira de clientes é preciso muita análise e pesquisa de mercado, entender quem são seus potenciais clientes e utilizar de muitos canais de comunicação para se aproximar dos clientes e gerar engajamento.
Veja algumas dicas para colocar essas estratégias em prática e conseguir fazer a retenção de clientes de maneira eficaz.
Saiba quem é seu público
Para ter uma proximidade maior com o seu cliente, é essencial saber quem ele é e quais são seus comportamentos. Entendê-lo é a melhor forma para criar uma relação de confiança. Além do mais, ao conhecer seu cliente, você poderá realizar comunicações e promoções mais assertivas, voltadas para aquele público.
Entenda as necessidades do seu cliente
Essa dica pode ser considerada um complemento da anterior, pois não entendendo quais são as necessidades de seus clientes, menos assertivas serão suas abordagens. Dessa forma, o cliente acaba não se sentindo especial, sem contar com o trabalho muito maior de tentar reter e fidelizar um consumidor que você não conhece.
Canais de atendimento bem administrados
Hoje é fundamental estar presente em diversos canais de atendimento, além da forma presencial. Seu cliente precisa ter a facilidade de entrar em contato com a marca e ser bem atendido. De nada adianta, por exemplo, a sua loja física estar em perfeitas condições se o site estiver sucateado e o atendimento pelos meios online ser deficiente.
Valorize o que seu cliente tem a dizer
É importante escutar as sugestões e críticas dos clientes, que dessa forma acabam se sentindo especiais e valorizados pela empresa. Para isso, tenha canais para contato, totens de avaliações, SAC, faça pesquisas de satisfação , procure incentivar os vendedores a perguntarem também e adote outras estratégias que queira para procurar saber o sentimento de seus clientes.
Tenha uma equipe capacitada
De nada adianta elaborar estratégias para retenção de clientes se a sua equipe não está capacitada e nem alinhada com o planejamento elaborado. Por isso, não se esqueça de promover treinamentos e reuniões para deixar claros os processos. Dessa forma será muito mais viável uma retenção de clientes eficaz.
Esteja no digital
Hoje em dia, a empresa que não está no meio digital já sai muito atrás da concorrência. O crescimento é praticamente nulo e isso é fato. Portanto, marque presença nas redes sociais. Esteja disponível para atender através dessas plataformas, promova enquetes, quiz, reposte posts de clientes, elabore conteúdos criativos no feed e, claro, abuse da interação. Essas estratégias geram proximidade e valor à marca.
Agora que você sabe a importância da retenção de clientes e algumas dicas para colocar essa estratégia em prática, não perca mais tempo, ponha a mão na massa e aumente a receita de seu negócio.