Identificar a capacidade de pagamento do consumidor que possui um ou vários financiamentos dentro de uma mesma modalidade de crédito, como, por exemplo, o imobiliário ou de veículos, é um dos avanços ao se aplicar as técnicas de inteligência analítica aos dados de milhões de consumidores que atualmente já compõem o Cadastro Positivo, significativamente
Como observamos em um estudo que acaba de ser feito pela área de Analytics, da Boa Vista, o consumidor que contratou vários créditos imobiliários tem mais chance de vir a ficar inadimplente, presumivelmente por ter um alto endividamento. Por outro lado, quem tem mais de um financiamento de veículos não tem, necessariamente, o mesmo perfil de inadimplência.
No levantamento, constatou-se que um consumidor com mais de um crédito imobiliário tem 114% mais chance de se tornar inadimplente, na comparação com quem tem apenas um crédito imobiliário.
Outro consumidor com dois ou mais financiamentos de veículos tem 11% menos chance de ficar negativado, se comparado com o que tem apenas um financiamento de veículo.
Os resultados do financiamento de veículos podem estar relacionados ao fato de o primeiro automóvel ter sido comprado como um bem de necessidade, para uso próprio. Ao passo que adquirir um segundo ou terceiro automóvel pode representar que, de posse de uma renda maior, o poder de compra aumenta, e as condições de honrar o pagamento também.
O Cadastro Positivo tem nos permitido fazer inferências acerca dos perfis de consumidores com muito mais assertividade. Logo, conseguimos de modo personalizado definir quais propostas de financiamentos queremos apresentar aos clientes, com condições de pagamentos e taxas mais adequadas, para potencializar novos negócios, com impactos positivos ao Retorno sobre Investimento – ROI.