Um dos principais problemas enfrentados por empresas, sem dúvida, são clientes inadimplentes. Essa situação de inadimplência é prejudicial, principalmente, no que diz respeito ao giro de capital para investimentos futuros e no funcionamento das organizações, pois existem custos a serem pagos.
Por isso, prevenir a falta de pagamentos pelos clientes é essencial para a saúde financeira da sua empresa, evitando sérios problemas financeiros.
Entretanto, resolver essa questão não é nada fácil. Aliás, trata-se de algo desafiador. Até porque, segundo a pesquisa realizada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens , Serviços e Turismo (CNC), apontou que o tempo médio de atraso das contas dos brasileiros aumentou para 7,2 meses. Esse é o maior patamar registrado desde agosto do ano passado.
Mas afinal de contas, como evitar os clientes inadimplentes? Continue lendo o conteúdo para saber tudo o que você precisa fazer para combater essa situação de inadimplência.
O que significa risco de inadimplência?
Antes de mais nada, precisamos entender o que é risco de inadimplência. Essa compreensão é essencial para a criação de um bom planejamento e gestão de contas, além de ferramentas de cobrança eficazes.
O que é Inadimplência na empresa?
Primeiro é preciso compreender que a inadimplência é um problema comum entre as empresas, seja de qualquer porte ou setor. Assim como acontece com as pessoas, trata-se dos pagamentos que a organização não consegue honrar de acordo com as datas de vencimento.
A inadimplência é uma situação que merece atenção prioritária por sua empresa, pois é um dos motivos que muitas companhias quebram. Portanto, mantê-la sob controle é fundamental para estar com as contas saudáveis e evitar maiores transtornos.
A inadimplência prejudica o fluxo de caixa das empresas, a lucratividade e compromete toda a organização financeira, pois sem os devidos recursos a sua companhia começa a apresentar dificuldades para pagar as contas. Sendo assim, muitas vezes é necessário recorrer a empréstimos para conseguir quitar realizar os pagamentos.
Isso ocorre muito por conta da inadimplência dos próprios clientes. Entretanto, há algumas atitudes que você pode tomar para diminuir a inadimplência, como evitar os clientes inadimplentes e não passar por esse transtorno todos os meses. Veja essas dicas que preparamos.
Pesquise o perfil de seu cliente
É importante fazer essa pesquisa para saber se é possível oferecer formas diferenciadas de pagamento ou crédito ao seu cliente. Através do histórico do consumidor ou pelo Sistema de Proteção do Crédito é possível saber essas informações. Caso seu cliente tenha o perfil para ser um inadimplente, venda apenas à vista.
Elabore um perfil de clientes inadimplentes
Uma boa maneira de fazer isso, é através de uma ferramenta que registre as informações dos clientes. Assim, é possível controlar os perfis de clientes com potencial para serem devedores em breve. E para complementar, uma base desses dados preenchidos é fundamental para o entendimento do perfil inadimplente.
Isso ajuda na elaboração de um plano para sanar prejuízos que podem vir por conta de clientes devedores.
Opção de pagamentos parcelados
Sempre um dos principais fatores que geram a inadimplência de clientes são valores altos que precisam ser pagos somente em uma vez. Por isso, é bom ter a opção de parcelamento, dando um alívio financeiro aos clientes. Estratégia que beneficia a sua empresa e os clientes.
Bons pagadores contemplados
Não basta analisar somente os devedores, também é preciso estimular aqueles clientes que honram seus compromissos em dia. Para esses consumidores, você pode oferecer descontos para pagamentos antes do vencimento, um programa de fidelidade ou até brindes.
Dessa forma, os demais clientes vão pensar bem antes de deixar as contas atrasarem, mesmo que estejam passando por alguma situação delicada financeiramente.
Cobranças próximas da data de vencimento
Muitas vezes o cliente deixa as contas de lado pelo simples fato de esquecimento e não por alguma dificuldade financeira. Portanto, é sempre prudente enviar os boletos nos dias mais próximos da data de vencimento. Essa estratégia também pode evitar o não pagamento.