O mundo dos negócios oferece diversas oportunidades de crescimento para empresas que inserem a análise de gestão de carteira de clientes em suas negociações. Acompanhe nosso artigo e conheça 6 modelos eficientes para alcançar essas análises. 

O que significa analisar uma gestão de carteira de clientes?

Realizar gestão de carteira de clientes significa gerenciar perfis de consumidores.

Ou seja, encontrar informações de clientes para identificar oportunidades de novas negociações, identificar os compradores ativos, fortalecer relacionamentos para longos prazos e, assim, melhorar os resultados da empresa.

Uma diminuição de risco de crédito, uma avaliação do Score de cada cliente e uma maior assertividade em campanhas publicitárias também são resultados frutos de um bom gerenciamento de carteira de clientes. 

Se sua empresa tem uma base de clientes que deseja entender para se comunicar de forma mais efetiva e ofertar produtos e serviços de forma segmentada e orientada, está na hora de investir numa gestão de análise.

Como identificar o perfil de risco de cada cliente?

Com análises de crédito precisas e atualizadas, uma empresa consegue diminuir os riscos de encontrar maus pagadores e aumentar a carteira de clientes ativos. 

Para isso, é possível, realizar análises individuais como consultas a CPF’s ou CNPJ’s ou macro pesquisas como ter o acesso completo da carteira de clientes.

Como avaliar o Score da minha carteira de clientes?

Se houver muita gente interessada em seus produtos ou serviços, isso ainda não significa que você vai conseguir lucrar muito. Pois há riscos de que algumas pessoas que realizam compras em sua empresa, não tenham condições de pagar por elas.

Por isso, o conhecer o Score de uma carteira de clientes é um meio prático e seguro de interpretar as condições e intenções dos clientes com relação ao que a sua empresa vende.

Para isso, há métodos de análise da pontuação de crédito. Os bancos e instituições financeiras podem usar seus sistemas para avaliar seus sistemas de Score com critérios únicos.

E há empresas especializadas essencialmente na oferta desses serviços  de credit score, com soluções prontas e eficientes, como é o caso da Boa Vista Serviços S.A.

Quais os modelos de análise de uma gestão de carteira de clientes?

Uma análise de gestão de carteira de clientes pode acontecer por meio de 6 modelos eficientes: Criação de persona, análise de Score, fidelização do cliente, interesse do cliente, Inatividade X Atividade e prevenção de abandono.

Criação de persona

Neste modelo, é importante realizar ações de segmentação dos clientes para diagnosticar pontos individuais, tratar diferentemente cada um deles, reconhecer nichos e desconexões com a marca. Conheça a base  para criar uma persona da sua empresa.

Fidelidade do cliente

Neste modelo, o estudo sobre o Score de fidelização demonstra o quanto um cliente seu é fiel à empresa.

Uma ferramenta muito utilizada para esse modelo é o de análise de RFV (Recência, Frequência e Valor Monetário).

Interesse do cliente

Neste modelo, é analisado quando cada consumidor compra de um único produto, realizando upsell ou quando ele consome mais de um produto da empresa, de forma  complementar, realizando o cross sell.

Win-back

Neste modelo, é possível identificar quem está suscetível a realizar novas compras na sua empresa.

Inatividade x Atividade

Neste modelo, a análise ocorre sobre o sistema de base da empresa, identificando aqueles que se cadastram na base, mas não concluem as compras e aqueles que são bons clientes e que podem oferecer novas negociações.

Prevenção de abandonos

Neste modelo, são utilizadas ferramentas para identificar clientes propensos a cancelar assinaturas de produtos ou serviços.

Quais os diferenciais da análise de carteira Boa Vista?

Que tal saber como a Boa Vista trabalha para você conhecer a situação financeira dos seus clientes? Continue lendo e descubra quais modelos são utilizados:

É possível, inicialmente comparar diferentes bases, entre a da sua empresa e a da Boa Vista (base de mercado), usar ferramentas de sucesso, com inclusão de modelos de Analytics, agregando mais inteligência às análises e definição de perfil​ e fazer diferentes análises interativas dos dados em painel de fácil navegação que permitem mais dinâmica e visualizações personalizadas​.

A partir da solicitação e da disponibilização da base a ser analisada e do alinhamento de objetivos e aplicações, tratamos os dados previamente para extrair somente os CPF’s ou CNPJ’s que são ativos para análise.

Com a base higienizada e pronta para a avaliação, o time Boa Vista separa em 3 blocos, sendo eles:

Cadastral

Nesse bloco, avaliamos os atributos cadastrais, tais como: localização, FLAGs e contato.

Comportamental

É o momento de agregar e avaliar as informações de crédito, risco e propensão.

E Combinação de perfis

Através da seleção de diversos atributos cadastrais e comportamentais, o cliente consegue observar qual o comportamento do seu público e da base de mercado, sinalizando os melhores nichos de público.

Existem limitações para ofertar análise de carteira?

Uma análise de carteira pode ser feita para pessoa física, jurídica, parceiros e entidades, desde que atendidos e solicitados pelo gerente comercial da conta.

As únicas limitações são alinhadas às normas e regulamento da LGPD. Ou seja, a base enviada para análise deve ter o opt-in/aceite dos contatos.

Além disso, as informações podem ser utilizadas sem a necessidade do consentimento apenas para fins como: antifraude, proteção do crédito, recuperação de crédito ou negativação.

Quais são os diferenciais do modelo de gerenciamento da Boa Vista?

Se mantenha informado sobre seus clientes, alcance maior segurança em seus processos de negociação e aumente suas vendas adotando ações eficientes de análise de carteira.

Oferecemos fontes de dados abrangentes

A base de dados da Boa Vista possui um variado leque de informações PF e PJ com os mais diversos CNAEs.

Utilizamos com Inteligência analítica

Nosso book de variáveis confere maior precisão e inteligência na segmentação de público permitindo ações direcionadas ao público mais propenso, resultando no aumento do ROI.

Trabalhamos com Comunicação direcionada

Múltiplos dados de contato para campanhas em diversos canais com indicativo para cada perfil de público.

Garantimos assertividade na seleção de público

Enriqueça com os dados necessários para alcançar os objetivos e realizar ações de marketing orientada para resultados direcionando recursos financeiros.

Comece a realizar análises de carteira de clientes com a Boa Vista. Conheça nosso serviço.