Quem trabalha com vendas sabe que nem sempre é fácil ter ideias criativas na hora de vender, entretanto, ser criativo é um adjetivo de muito valor para quem atua nessa área. Isso porque ser uma pessoa criativa significa se distinguir pela aptidão intelectual para criar e inovar. Geralmente, indivíduos que possuem essas características nem sempre criam algo inédito, mas mudam a forma como algo tradicional é feito, devido a sua capacidade de analisar as circunstâncias ao seu redor e identificar nelas alguma oportunidade, independente de qual seja.
Steve Jobs, empresário norte-americano, fundador da Apple, uma das marcas mais valiosas do mundo, acreditava que a “Criatividade é a arte de conectar ideias.” E foi exatamente dessa forma que a Apple conseguiu revolucionar a indústria de computadores pessoais, os filmes de animação, o mundo da música e dos telefones celulares.
O físico Edwin Land, criador da Polaroid, dizia que “Um aspecto essencial da criatividade é não ter medo de fracassar.” Mas como fazer para ter ideias criativas na hora de vender em um mercado altamente competitivo e com consumidores cada vez mais exigentes? Continue a leitura e acompanhe algumas dicas que selecionamos para auxiliar você!
5 dicas para ter mais ideias criativas na hora de vender
Como falamos anteriormente, não é simples ter ideias criativas na hora de vender, tampouco existem fórmulas mágicas para desenvolver essa competência. Contudo, quanto mais você exercita a sua criatividade e se esforça para ser pró-ativo, maiores as chances de se diferenciar dos demais profissionais. Normalmente, pessoas criativas costumam “pensar fora da caixa”. Essa expressão surgiu da frase em inglês “Thinking outside the box'', que quer dizer pensar de forma inovadora, criativa e ir além dos padrões convencionais.
Logo, apresentar ideias criativas na hora de vender resulta em maior interesse por parte dos potenciais clientes, despertando neles o desejo de compra e consequentemente alavancando as vendas do negócio.
Confira as dicas para desenvolver ideias criativas na hora de vender!
1 Procure entender quais são as necessidades dos seus clientes
Atualmente, tanto as empresas quanto os consumidores desejam profissionais que consigam compreender suas reais necessidades. Portanto, esqueça as comissões e foque no seu potencial cliente. Quando você trata ele como uma prioridade e o faz perceber que realmente está empenhado(a) em auxiliar a solucionar seu problema, a consumação da venda se torna apenas uma questão de tempo.
2 Não ofereça um produto ou serviço, mas sim uma solução
Para que você consiga fazer isso e apresentar ideias criativas na hora de vender é primordial que possua conhecimentos e domínio sobre os produtos, serviços e o mercado que está inserido. Faça pesquisas, leia sobre a área, converse com pessoas mais experientes do setor, assista filmes e séries sobre temas variados, fique por dentro de como os concorrentes estão atuando, entre outros.
Essas informações farão com que você seja capaz de ampliar o repertório da sua memória, criando associações que mostrem a relevância do que está oferecendo. Assim, quanto mais dados, maior a chance de ter ideias criativas na hora de vender.
3. Não tenha pressa de vender
Quando você se empenha em conhecer o seu cliente como falamos acima, e em realmente oferecer uma solução que agregue valor para ele, fica mais fácil ter ideias criativas na hora de vender. Todavia, pode ser que efetivar a venda demore mais que o esperado e exija mais conversas com os clientes, que podem variar entre horas, dias, semanas e até mesmo meses. Essa paciência e maturidade fará com que você se sinta mais seguro e confiante em relação ao seu trabalho e aquilo que está vendendo.
Lembre-se sempre de fazer o máximo de perguntas possível para os clientes, pois quando você rapidamente absorve essas informações, logo é capaz de buscar e encontrar as ideias criativas na hora de vender para proporcionar a esse consumidor recomendações que supram as necessidades dele e supere as expectativas.
4. Conquiste a confiança dos clientes através da prova social
A prova social é qualquer evidência de que alguém já fez uso do seu produto ou serviço. E mais do que isso, tem uma opinião sobre a marca. Essa opinião pode estar presente em comentários nas redes sociais, reclamações em fóruns específicos, avaliações, depoimentos, ou simplesmente a recomendação “boca-a-boca” tão comum entre amigos e familiares.
Ao mostrar esses reviews e depoimentos de clientes satisfeitos, automaticamente consegue promover o seu produto ou serviço de forma positiva.
5. Fuja dos padrões
Isso mesmo! É impossível ter ideias criativas na hora de vender seguindo milhares de padrões e regras. Como falamos ao decorrer do texto, o processo criativo envolve liberdade, pensar fora da caixa, muita pesquisa e observação. Portanto, SE PERMITA. Invista em estratégias e ações que você nunca experimentou.
Gostou das nossas dicas para ter ideias criativas na hora de vender? Compartilhe conosco qual delas você já pratica ou pretende testar.