As fraudes, infelizmente, são parte da realidade negativa do mercado empresarial. É preciso ter muita atenção para não cair nesses golpes. Saiba agora o que fazer para prevenir fraudes nas empresas.
O que são fraudes?
As fraudes são consideradas ações criminosas que têm por objetivo enganar alguém através de falsas informações, produtos ou ações e se beneficiar obter vantagem sobre a vítima.
Entre as fraudes mais comuns estão o uso de boletos falsos, roubo de dados na internet, compras de linhas telefônicas ou de internet, abertura de empresas e pedidos de empréstimos com documentos falsos.
Como prevenir fraudes?
Existem dicas básicas que todo empresário precisa seguir para não passar por situações perigosas de fraude em seus negócios. Entre elas estão:
Nunca deixar que outras pessoas tenham acesso aos seus dados de Pessoa Física e nem a informações particulares da sua empresa;
Nunca emprestar suas senhas e seus logins de contas bancárias e de informações financeiras;
Verificar sempre a autenticidade de sites visitados e a segurança de compras realizadas na internet;
Não acesse e-mails duvidosos e nem clique em link que você não conhece a procedência deles;
Preste atenção na hora de usar seu cartão de crédito e seus documentos em estabelecimentos comerciais;
Se perder seus documentos, vá a uma delegacia ou faça Boletim de Ocorrência virtual para ter o registro junto à polícia, bloqueie os cartões necessários e cancele contas vinculadas aos dados perdidos;
Monitore seu Cadastro de Pessoa Física (CPF) e seu Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) para acompanhar as movimentações e sua situação de regularidade.
Como se proteger de fraudes de clientes?
Existem normas e certificados que garantem a segurança das relações comerciais.
Mas para além delas, é preciso conhecer bem seu cliente. Não suponha. Saiba exatamente qual o perfil sócio-demográfico, comportamental e de risco da sua carteira de clientes.
Avalie o potencial de expansão e abertura de novas lojas nos mercados de prospects com o perfil de suas carteiras mais rentáveis.
Qualifique suas bases de clientes fiéis e melhore a gestão de risco, identificando novas variáveis que discriminam com maior precisão o limite de crédito ideal e o risco para cada perfil de público.
Soluções para empresas
A Boa Vista é uma empresa que oferece soluções para proteção contra fraudes em seus negócios.
Através de Relatórios e análises precisas, é possível decidir quais tomadas de decisões com mais segurança sua empresa deve seguir.
Através da solução Análise de Carteira, o empresário consegue ter uma visão macro da sua carteira de clientes e descobrir novas oportunidades de negócio.
A análise de Carteira permite uma compreensão maior sobre os clientes que uma empresa deseja se comunicar de forma mais efetiva e ofertar produtos e serviços de forma segmentada e orientada, podendo ser cross selling e up selling.
Já na solução de Gerenciamento de carteira, é possível monitorar a situação financeira dos seus clientes para aumentar a sua receita e evitar inadimplência.
Com essa solução, você encontra acesso ilimitado aos relatórios das empresas monitoradas, além de ter o monitoramento integrado de Rating, dados cadastrais da empresa, dívidas vinculadas ao CNPJ, fraude e consultas ao cadastro da pessoa jurídica.
E ainda recebe avisos diários por e-mail das alterações detectadas no cadastro do cliente e os destaque das últimas alterações e comparativo entre a situação atual e anterior.
Fuja agora mesmo das fraudes e ainda encontre oportunidades seguras de negócio através das soluções da Boa Vista.