Entre os países da América Latina, o Brasil está em segundo lugar no ranking de fraudes cometidas em sites de compras. Esse dado foi revelado por uma pesquisa da Visa e alerta para os riscos das empresas e dos consumidores em transações comerciais na internet.
E outra estatística que chama a atenção é a dos lojistas e clientes. Onde, das compras realizadas na região latino-americana, 6,8% são rejeitadas por suspeita de fraude; no Brasil, o número é de 3,8%.
Portanto, diante desse cenário, preparamos algumas dicas sobre como evitar fraudes na internet e revelamos quais são os tipos de golpes mais comuns.
Quais são os tipos de fraudes mais comuns na internet?
Os golpes online são altamente diversificados. Todos os dias, criminosos criam novas estratégias para enganar consumidores e empresas. Porém, algumas "velhas artimanhas" não saíram de moda e seguem fazendo estragos.
Portanto, com o intuito de auxiliar na segurança digital da sua empresa e de todos os clientes que consomem seus produtos ou serviços, separamos abaixo os tipos de fraudes conhecidas que ainda são frequentes na internet. Veja só!
1. Compras indevidas com cartão de crédito clonado
Se você ainda não teve o cartão de crédito clonado, seja ele pessoal ou corporativo, com certeza conhece alguém que já passou por isso. Afinal, essa trapaça é antiga e não se limita apenas ao comércio eletrônico.
Geralmente, a ação acontece desta maneira: por meio de ligações e mensagens, criminosos conseguem os dados dos clientes através de ataques phishing (siga nesta leitura, pois temos um tópico específico sobre o assunto).
A manobra para essa fraude financeira é simples, porém ardilosa. Ao receber um link por SMS no smartphone, o usuário clica e expõe todos os seus dados bancários. Uma vez que as informações passem para as mãos dos ladrões, a cópia do cartão é feita e se torna “um prato cheio” para as famosas compras indevidas.
2. Fraudes financeiras com dados de outras pessoas
Na fraude cadastral, criminosos utilizam dados de outras pessoas para fazer operações financeiras, como financiamentos e empréstimos.
Além do pagamento dessas transações ser creditado na conta da vítima, a empresa responsável pela negociação pode ter sua reputação manchada. Por isso, uma dica é investir em sistemas antifraude, que fazem a validação das informações pessoais e checagem do perfil do cliente de modo inteligente.
Na Boa Vista, temos as soluções de “Análise” e “Gerenciamento de Carteira” para auxiliar o seu negócio. Observe como ambas funcionam:
- Análise de carteira: com uma visão macro da sua base, você consegue definir o perfil dos seus clientes e identificar o potencial ativo de cada um deles. Assim fica fácil conhecer muito bem o seu consumidor.
- Gerenciamento de carteira: para evitar que seus clientes atrasem os pagamentos das contas, o sistema ajuda você a monitorar a situação financeira e a tomar decisões seguras sobre concessão de crédito. Outra vantagem é o aviso diário sobre mudanças detectadas nos cadastros, uma maneira eficiente de controlar possíveis fraudes.
3. Envio de links suspeitos por mensagens e notificações em redes sociais
Esta fraude pode parecer “batida” mas, acredite, ainda há muitas pessoas que caem. Especialmente aquelas que têm poucas habilidades no uso das redes sociais.
O padrão é o seguinte: criminosos criam perfis falsos no Instagram e no Facebook e entram em contato com a vítima para roubar dados. De forma parecida com a clonagem de cartão de crédito, eles enviam uma mensagem com um link que redireciona para uma página falsa que capta informações financeiras e pessoais.
4 | Phishing
Nesta prática, os criminosos conseguem obter as informações ao enviarem e-mails com identidade visual de grandes empresas e, até mesmo, ao se passarem por pessoas conhecidas. Assim, algumas vítimas acreditam que se trata de uma comunicação real e executam as ações solicitadas que incluem, por exemplo, revelar números de cartões de crédito e senhas.
O mesmo ocorre com sites. Por acreditarem que estão em ambientes seguros, os usuários inserem dados em páginas falsas sem perceberem a fraude.
5 | Contestação indevida de compra
Chamada de autofraude. Ou seja, uma contestação indevida ocorre quando a compra de um produto é realizada na página da empresa e, posteriormente, questionada junto à operadora do cartão de crédito. O cliente alega que não fez a transação e pede o reembolso do valor, geralmente depois que já recebeu o produto.
Prevenção aos tipos de fraudes: como evitar golpes na internet!
Para que sua empresa não caia em fraudes financeiras é imprescindível investir em soluções antifraude, como a contratação de ferramentas que garantem um ambiente seguro para operações. Quanto mais protegido for o sistema de armazenamento das informações, menor será o risco.
Na maioria das vezes, os criminosos procuram empresas que estão vulneráveis e que não têm um sistema instalado. Para se prevenir de golpes cada vez mais sofisticados, a proteção das transações financeiras do seu negócio precisa ser altamente eficiente e confiável.
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Nas soluções digitais da Boa Vista! Somos referência em tudo o que fazemos, pois nossos produtos nascem dentro do mais criterioso processo de avaliação de política de privacidade e segurança da informação. Além disso, nossa tecnologia revoluciona a inteligência analítica para proporcionar saídas simples e inovadoras.
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